Como Cuidar de Orquídeas: O Manual Completo

Tempo de leitura: 4 minutos

Como Cuidar de Orquídeas: O Manual Completo

Orquídeas despertam o interesse e encantam as pessoas há séculos. E, como tudo que desperta tanta curiosidade e fascínio, o cultivo dessa espécie tem sido tratado como um desafio cercado de mistérios ( e mitos) para o qual apenas especialistas altamente capacitados estão aptos.

Toda pessoa que gosta de plantas já ganhou ou adquiriu pelo menos uma orquídea. Não raramente, em poucas semanas a empolgação dá lugar à preocupação e ao desapontamento. Esta foi justamente a principal motivação por trás do Manual Completo Como Cuidar de Orquídeas.

Uma orquídea, em uma floresta profunda, solta sua fragrância mesmo quando não há ninguém por perto para apreciá-la
– Confúcio

Orquídeas são plantas especiais

As plantas da família Orchidaceae não são iguais a maioria das espécies usualmente cultivadas no Brasil. Por isso, muita gente se frustra ao não conseguir manter as plantas saudáveis e florescendo (isso quando conseguem mantê-las vivas por mais de dois ou três meses).

Um dos segredos que você vai aprender no Manual Completo Como Cuidar de Orquídeas é que não é preciso ser um orquidófilo profissional, mas que existem técnicas simples para fazer as plantas viverem saudáveis e florescendo mais vezes.

O ápice do ciclo de cultivo é, definitivamente, a floração: o momento no qual a flôr finalmente se abre é esperado com ansiedade e indica mais um ciclo de trabalho finalizado com sucesso.

Um ciclo encerrado, outro iniciado

Um mito muito disseminado sobre orquídeas, e que faz com que muitas pessoas não se aventurem a cultivá-las é que elas só florescem uma vez por ano (às vezes falam em uma vez na vida ou outros absurdos).

Cada tipo de orquídea possui períodos diferentes entre uma floração e outra, algumas florescem em estações específicas e outras até florescem quase continuamente. O para mantê-las florindo saudavelmente segredo é tentar “simular” o ciclo e as características que o ambiente natural (ou habitat) de cada planta possui.

O Manual Completo Como Cuidar de Orquídeas apresenta procedimentos passo a passo e informações sobre como plantar, regar, adubar e quais substratos devem ser usados.

Além disso, o material contém informações muito importantes sobre como proteger suas plantas de pragas e fungos.

De forma geral, o livro serve à três públicos:

  • Admiradores e curiosos: qualquer pessoa que pense em cultivar uma orquídea ou em ter um orquidário precisa estudar um pouco antes de levar o projeto à frente. O manual é um excelente ponto de partida.
  • Iniciantes: quem já decidiu e fez a aquisição ou ganhou uma planta desta família deve começar agora a estudar e aprender as principais técnicas para garantir longevidade e saúde para suas plantas.
  • Profissionais: quem já tem “nível profissional” sabe que, conhecimento e troca de informações, nunca são demais. O Manual Completo Como Cuidar de Orquídea é uma excelente leitura para descobrir novos truques e manter-se atualizado.

Vale a pena: custo-benefício e garantia

O custo é muito baixo e com o material é possível cuidar muito melhor do seu orquidário. Simples, esclarecedor, fácil de ler e com explicações teóricas e práticas passo a passo, o material tem um formato interessante e o autor é comprometido com os resultados. Além disso, certo de que o método apresentado funciona, o autor oferece a garantia total por 7 dias, com devolução do valor em caso de arrependimento da compra neste período.

O Manual Completo Como Cuidar de Orquídeas também é acompanhados por dois bônus:

“7 Dicas Essenciais para Cultivar Orquídeas em Apartamento” – o autor do livro domina as práticas e o conhecimento do cultivo e, por isso, deixa uma outra lição importante: morar em local pequeno não é impeditivo para o cultivo. Este material complementar é uma publicação com dicas para quem não dispõe de um quintal ou mora em apartamento e só pode fazer o cultivo na varanda ou no interior da casa.

Bokashi – O Super Adubo: material sobre a arte japonesa para preparo do super adubo orgânico, excelente para a nutrição de orquídeas.

Cultivar é preciso

Agora que você já entende um pouco mais sobre a charmosa e misteriosa família Orchidaceae, que tal começar seu cultivo com o material de melhor custo-benefício do mercado?

Adquira Manual Completo Como Cuidar de Orquídeas, teste na prática e depois nos conte o que achou!